Técnica de Alexander e voz
A Técnica de Alexander foi desenvolvida a partir da tentativa de superação de um problema vocal do seu criador, Frederick Mathias Alexander. Mesmo tendo extrapolado seus objetivos iniciais, os benefícios vocais e respiratórios continuam intimamente ligados a aplicação dos princípios dessa técnica. Em sua época, Alexander chegou a ser chamado de “the breathing man” ( o homem da respiração) devido a influência positiva da Técnica Alexander na respiração dos alunos.
Com o tempo, essa ferramenta também mostrou-se eficaz no lido com o nervosismo atrelado ao palco ou a qualquer situação de exposição, além da liberação criativa já que implica na desconstrução de padrões de pensamento repetitivos que muitas vezes aprisionam a ilimitada criatividade inerente ao ser humano.
Sendo assim, a Técnica Alexander auxilia o trabalho vocal técnica e artisticamente justificando sua inclusão na grade de disciplinas de grandes universidades e instituições de teatro e música dentre as quais :
Julliard School (NY), Guildhall School of Music and Drama (Londres), Conservatoire de Paris, Los Angeles Philharmonic Institute, Royal Academy of Music ( Londres) , Dartington College of Arts, Royal Conservatory of Music em Toronto, Utrecht School for the Artse (Holanda), o Conservatoire National Sup. de Musique et de Danse de Paris , etc.
Dentre artistas que endossam o trabalho com a Técnica Alexander podemos citar: Yehudi Menuhin, maestro Colin Davis, Paul McCartney, Sting, e James Galway além de:
“A Técnica Alexander tem me ajudado a desfazer nós, desbloquear a energia e lidar com o quase paralisante medo do palco”.
William Hurt
“Os muitos benefícios da técnica para atores incluem tensão minimizada, estar centrado, relaxamento vocal, capacidade de resposta, conexão mente/corpo e cerca de uma polegada e meia de altura adicional”.
Kevin Kline
Gabriela Geluda é uma das poucas professoras no Brasil que possui formação em música (bacharelado em canto pela UNI- RIO e mestrado em Música Antiga pela Guildhall School of Music and Drama – Londres ) e na Técnica Alexander (Alexander Technique Studio – Londres), além de vasta experiência profissional como cantora.
Vem desenvolvendo um trabalho na área da pesquisa vocal integrando essas duas ferramentas tanto no campo artístico quanto didático ha mais de 17 anos.
No Brasil foi aluna de Eliane Sampaio, na Inglaterra de Jessica Cash, em 2012 iniciou um treinamento com o professor norte americano David Jones e vem incorporando conceitos da escola Sueca/Italiana de canto desde então e em 2017 trabalhou coma professora Andrea Adour na preparação da ópera Na Boca do Cão.
No campo didático atua através de aulas particulares, cursos e workshops.
O trabalho se aplica tanto a cantores e atores quanto a profissionais de outras áreas que necessitam ter um melhor aproveitamento vocal, além de todos que desejam explorar e ampliar sua voz.