A Técnica de Alexander é um método prático de auto ajuda.
Foi desenvolvida no final do século passado pelo ator australiano Frederick Mathias Alexander (1869-1955).
Promove um processo de reeducação neuro – muscular trabalhando de forma dinâmica a indivisibilidade entre corpo e mente.
Dentre os princípios que sustentam essa técnica está a ênfase no “não fazer”.
Com a identificação e diminuição de tensões desnecessárias empregadas nas mais diversas atividades (sentar, andar, pensar, respirar, tocar um instrumento, falar, etc.), a energia liberada se reorganiza, se disponibiliza para o indivíduo, e condições como stress, dores de coluna, dores de cabeça, dificuldade de concentração, dentre outras, podem ser prevenidas e/ou erradicadas.
A Técnica de Alexander responde a demanda existente de se viver com menos esforço e maior liberdade, tanto de movimento quanto de pensamento.
Frederick Matthias Alexander (1869-1955) nasceu na Tasmânia e iniciou sua carreira como ator/declamador em Melbourne, especializando-se na obra de Shakespeare.
No final do século XIX, após alguns anos de uma carreira que parecia promissora, deparou-se com problemas de rouquidão chegando a total perda da voz, um sério obstáculo ao seu desenvolvimento profissional. Na tentativa de reverter tal quadro, Alexander visitou inúmeros médicos e especialistas da época sem obter, no entanto, qualquer diagnóstico. O tratamento recomendado era repouso vocal, o que ajudava no reestabelecimento da voz, mas não impedia que na apresentação seguinte o problema retornasse.
Determinado a descobrir sozinho, a origem do seu problema vocal, dedicou-se durante 10 anos a observar-se, munido de espelhos, perseverança e admirável raciocínio.
Durante esse processo foi desenvolvida o que hoje denomina-se: Técnica de Alexander. Além do problema específico inicial ter sido solucionado, foi criada uma poderosa ferramenta prática de aprimoramento humano.
“Essa estória de percepção, de inteligência, e de persistência, mostrada por um homem sem formação médica, é um dos verdadeiros épicos da pesquisa e prática médicas”.
Trechos do discurso proferido pelo Prof. Nikolaas Tinbergen, sobre o trabalho de F.M.Alexander, ao receber seu Prêmio Nobel de Medicina em 1973.
Ao longo dos anos ele obteve apoio de várias personalidades de sua época como: o escritor Aldous Huxley, o dramaturgo George Bernard Shaw, o prêmio Nobel em fisiologia Sir Charles Sherrington, o antropólogo Raymond Dart, o filósofo e educador John Dewey entre outros.
Em 1930 montou o primeiro curso de treinamento de professores em parceria com seu irmão A.R. Alexander.
Ao longo de sua vida escreveu quatro livros:
– Man’s Supreme Inheritance, 1910
– Constructive Concious Control of the Individual, 1923
– The Use of the Self ( O Uso de si Mesmo),1932
– The Universal Constant in Living,1943
A todas as pessoas que buscam bem-estar e satisfação na realização de atividades diárias prevenindo efeitos do estresse sobre o organismo. Neste grupo estão incluídos gestantes, idosos e qualquer pessoa desejosa de melhorar sua qualidade de vida.
Artistas, músicos, cantores, atores e atletas beneficiam-se da Técnica de Alexander tanto no processo da aprendizagem quanto no aprimoramento das habilidades específicas.
“De todas as disciplinas que formam o programa de treinamento do ator, nenhuma é mais vital, enriquecedora e transformativa que a Técnica de Alexander.”
Harold Stone, diretor da Juilliard School, departamento de teatro.
Pessoas com problemas de saúde, tais como alterações posturais, torcicolos freqüentes, estresse muscular associado a atividades repetitivas, dificuldades respiratórias dentre outras, e que buscam alívio para o desconforto decorrente de uma condição física fragilizada também são atendidas pela Técnica de Alexander.
Em pesquisa desenvolvida na Inglaterra e publicada no British Medical Journal em agosto de 2008 ficou provado que aulas de Técnica de Alexander provêm um significante e importante benefício de longo prazo para portadores de dor nas costas crônica. Constatou-se uma grande redução de número de dias com dores e um significante aperfeiçoamento no funcionamento e qualidade de vida dos participantes da pesquisa. Segundo o Dr. Paul Little, que conduziu a pesquisa no Southampton University: “é um significante passo a frente na gerência de longo prazo sobre dor nas costas”.
Preferencialmente, a Técnica Alexander é ensinada individualmente por meio de aulas que duram aproximadamente 45 minutos.
Através de leves toques e instruções verbais, o professor conduz o aluno a uma melhor coordenação psico-física. Essa experiência é geralmente acompanhada por uma sensação de leveza, liberdade de movimento e atenção expandida.
O aluno participa ativamente dessa conquista ao consentir e direcionar mentalmente instruções, que além de fundamentais para o sucesso dos procedimentos, possibilitam ao aluno apropriar-se do aprendizado e executar as atividades do dia a dia de forma mais econômica e coordenada.
A nova coordenação se dá a partir do melhor equilíbrio entre tônus muscular necessário para dar suporte ao corpo e relaxamento necessário para mobilidade e bom funcionamento do organismo.
Não há restrições de idade para o aprendizado da técnica.
É aconselhável o agendamento de uma aula experimental, principalmente por tratar-se de uma nova experiência, impossível de ser comunicada através de palavras.