gabriela geluda
Com bacharelado em canto lírico pela Universidade do Rio de Janeiro e mestrado em música antiga pela Guildhall School of Music and Drama (Londres), Gabriela Geluda qualificou-se também como professora da técnica de alexander pelo Alexander Technique Studio (Londres). Essa formação é a base do trabalho de integração corpo/voz que vem desenvolvendo e aplicando em suas práticas artísticas e didáticas.
Ao ser contemplada no edital de Estímulo à Criação, Experimentação e Pesquisa Artística da FAPERJ em 2016, teve a oportunidade de documentar o processo de preparação, criação e temporada da ópera contemporânea original “Na Boca do Cão” através de diários e filmagens. Esse registro foi elaborado e resultou no Documento Percurso, composto por um relato escrito complementado por exemplos videográficos.
Se especializou em música antiga, mas trabalha predominantemente como performer de música contemporânea. Ha 25 anos vem colaborando com a compositora Jocy de Oliveira como soprano/atriz de suas óperas. Sobre essa longa trajetória de criação e amizade, Gabriela escreveu um artigo que faz parte do livro “Leituras de Jocy”, recentemente publicado pela editora Sesi – SP.
Vem transmitindo conhecimentos que adquire através de estudos e experiências práticas, por meio de aulas particulares; da matéria que ministrou no curso de pós graduação em “Preparação Corporal nas Artes Cênicas” da FAV desde 2009; pelo trabalho que realiza no projeto “Nós do Morro” desde 2005 e através do seu trabalho como preparadora de espetáculos.
No início de sua carreira se especializou em Música Antiga:
Foi solista com a Orquestra da Uni – Rio cantando obras do Padre José Mauricio Nunes Garcia; integrou o grupo “Século”; foi solista em concertos com o English Baroque Choir – UK e Alemanha; fez os papeis de Prosepina e Ninfa na ópera “Orfeo de Monteverdi” no Barber Institute – Birmingham; integrou o grupo Mercurius Company ; trabalhou com o diretor e harpista Andrew Lawrence King em concertos pela Europa e na gravação da primeira ópera sul americana “La Púrpura de la Rosa” com o The Harp Consort ; etc.
Paralelamente, em 1994 iniciou os trabalhos com a compositora Jocy de Oliveira que continuam regularmente até hoje:
- Em 1994 estreou como soprano solo da ópera “Illud Tempus” apresentada no Rio de Janeiro, São Paulo e na Haus der Kulturen Der Welt em Berlin na Alemanha, onde foi gravado o CD ao vivo da ópera.
- Em 1995 apresentou “Canto e Raga da Noite” no Espaço Cultural Sergio Porto e Casa França Brasil – RJ .
- Em 2000 apresentou a ópera “As Malibrans” no Teatro Carlos Gomes /RJ e no Hebel Theatre /Berlin.
- Em 2002 apresentou “Estorias de 67 a 2002″ no Espaço Cultural Sergio Porto – RJ; "Cenas de Uma Trilogia” no Teatro São Pedro – POA como parte do 9o Porto Alegre em Cena e “Ouço Vozes que se Perdem nas Veredas que Encontrei” no ciclo de Intervenções musicais no MAC – Niterói.
- Em 2006 estreou a ópera “Kseni, A Estrangeira” no Teatro Carlos Gomes – RJ e no SESC Pinheiros –SP onde foi gravado o DVD ao vivo.
- Em 2006 e 2007 apresentou a peça “Who Cares if She Cries” para soprano e orquestra de cordas no Teatro Municipal do Rio de Janeiro com a OSB sob regência de Roberto Minczuk e em seguida no Festival de Inverno de Campos de Jordão e na Sala São Paulo.
- Entre 2007 e 2013 apresentou a “Pocket Opera Solo” no teatro da Caixa Econômica Federal em Brasília; na abertura do Festival de Inverno de Campos de Jordão; no Oi Futuro - RJ como parte da retrospectiva “Imersão”; no SESC Vila Mariana – SP; no festival TSONAMI em Buenos Aires; e na Capela Santa Maria – Curitiba.
- Em 2010 apresentou “Revisitando Stravinsky” no SESC Vila Mariana - SP, no Teatro Municipal -RJ com a OSB, sob regência do maestro Michael Stern e em 2011 foi lançado o DVD deste espetáculo no Oi Futuro – RJ.
- Em 2012 estreou “Berio sem Censura” no Teatro Municipal -RJ com a OSB sob regência de Roberto Minczuk, apresentado em seguida no SESC Vila Mariana – SP. Em 2018 foi lançado o respectivo DVD no SESC 24 de Maio – SP.
- Em 2015 apresentou a peça “Medea Solo” de Jocy de Oliveira em Paris por ocasião do lançamento do livro “Dialogues ave mes Lettres” escrito pela compositora.
- Durante 2015 e 2016 participou do Projeto “Desmistificando a Música Contemporânea – Estórias em Concerto”- apresentado em arenas, centros culturais, ONGS e projetos sociais no Rio de Janeiro.
- Em 2017 participou da ópera “Liquid Voices – A História de Mathilda Segalesco” no SESC 24 de Maio - SP e da filmagem da ópera, realizada nas ruínas do Cassino da Urca - RJ.
- Em 2018 participou do concerto em comemoração ao dia da mulher realizado no Teatro Solis em Montevideo sob regência de Ligia Amadio onde cantou a peça “Who Cares if she Cries” para soprano e orquestra de cordas.
- Ainda em 2018 foi lançado o livro “Leituras de Jocy”, com o qual contribuiu através de um artigo que narra a trajetória de 25 anos de trabalho e convivência com a compositora.
- Durante os anos de 2019 e 2020, o filme "Liquid Voices - A História de Mathilda Segalesco" ganho inúmeros prêmios em festivais internacionais e foi apresentado como parte do Festival Ópera na Tela no Parque Lage - RJ e no Cine Sesc - SP.
- Em 2020 o filme será lançado nas plataformas Now, Vivo Play e LOKE juntamente com o livro "Além do Roteiro" - de Jocy de Oliveira - que compara as montagens teatral e cinematográfica da obra.
“…Gabriela Geluda, jovem soprano e atriz que, de biotipo mignon, torna-se gigante em cena pelo carisma, fortíssima presença e uma voz excepcional embasada em sólida técnica, que lhe permite enfrentar as difíceis exigências vocais com resistência incomum. Sua integração ao universo artístico de Jocy de Oliveira é total, percebendo-se a unicidade que se forma entre intérprete e criação”.
Rodolfo Valverde – Caderno B (Jornal do Brasil)
Outros trabalhos:
Participou do Festival Internacional de Mulheres Compositoras, do 4º Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-Americanos, de diversos concertos do NUMEXI (Núcleo de Música Experimental), de Bienais de Música Contemporânea cantando obras, muitas vezes em estreias mundiais como por exemplo: a peça “Ecolocação” do compositor Daniel Puig (2009) a peça “Pernambulkalos “de Armando Lobo (2013), “Tuning” de Julian Maple e “Mobius II” de Jocy de Oliveira (2015) e “Noite do Catete 14” de Luiz Carlos Cseko ( 2017).
Formou duos com a violonista Márcia Taborda e a pianista Vera Terra apresentando os recitais “Multiplicata Música” e “Prelúdios e Canções” respectivamente.
Também com Vera Terra participou do espetáculo “Paisagens Imaginárias: A música para Isadora e a Dança para Cage” no Palácio das Artes (BH) e o concerto em homenagem ao centenário de John Cage no MAM (RJ – 2012).
Ainda em 2012 participou do espetáculo “On the Beach” – uma recriação da opera “Einstein on the Beach” de Robert Wilson e Philip Glass. As apresentações ocorreram no Jerome Robins Theatre of the Baryshnikov Art Centre em Nova York sob coordenação do próprio Bob Wilson.
Em 2013 apresentou o o work in progress da ópera “Musa do Subsolo” de Leandro de Oliveira no Paço das Artes em São Paulo e em 2014 o Esboço de uma Ópera “Noiva” de Armando Lôbo sobre o livro homônimo de Renato Rezende no Midrash – RJ.
Em 2011 estreou o Musical Noir “Outside” que esteve em cartaz no Espaço Tom Jobim – RJ e no FITA (Festival de Teatro de Angra dos Reis) onde foi indicado para 9 premiações. No mesmo ano criou o recital cênico “ensaios para véu e uivos” em parceria com Valeria Campos que esteve em temporada no Midrash – RJ.
Em 2014 estreou mais um musical d’Aquela Companhia: “Edypop”, que esteve em cartaz no SESC Copacabana –RJ, no Espaço Cultural Sergio Porto e no teatro São Pedro – POA. No mesmo ano estreou o infantil “Radisfoque”: uma co-criação com os artistas Michel Groisman e Gabriela Duvivier apresentado no Centro Cultural Oi Futuro, posteriormente em diversas lonas culturais no estado do Rio de Janeiro e no SESC Campo Limpo – SP.
Em 2015 participou do Banquete Opera Festival, projeto que levou ópera para uma reserva ecológica dentro da Ilha de Marajó.
Desde 2015 integra o trio Geluda-Passos-Cohen com o qual participou de concertos no teatro do CCJF tocando obras inéditas dos compositores do Prelúdio 21 e gravou o programa “Partituras” apresentado na TV Brasil.
É integrante também dos grupos Pan Ensemble e Batucada Anárquica, ambos especializados em concertos de música contemporânea das Americas integrada a light design. Com esses grupos realizou concertos no auditório Guiomar Novaes, Sala Vila Lobos da Uni Rio, auditório do CBM, Sala Cecília Meireles e Festival de Música Atual em Cochabamba na Bolívia.
Em 2016 participou da residência artística Barsil/Holanda : HOBRA PARA TODOS apresentando a performance Arariboy de Pedro Kosovski e Sjaron Minailo com a atriz Carolina Virguez no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo – RJ e em setembro estreou a “Ópera do Mambembe Encantado” de Eli-Eri Moura como parte da 1a Bienal de Música Atual -BOA (RJ) que ocorreu no salão Leopoldo Miguez da Escola de Música d UFRJ.
Em 2017 esteve em cartaz no Teatro III do CCBB – RJ em uma temporada de 7 semanas com a ópera biográfica original “Na Boca do Cão”. Essa foi a última composição de Sergio Roberto de Oliveira e contou com Libreto de Geraldo Carneiro e direção de Bruce Gomlevsky. Durante a temporada foi gravado o CD ao vivo da ópera que veio a ser lançado em 2018 no concerto realizado na Sala Cecília Meireles em memória ao compositor.
Em 2019 estreou a ópera performática “Migrações”, projeto idealizado em parceria com o poeta Geraldo Carneiro, direção de Duda Maia e música de Beto Villares e Armando Lobo. Esse espetáculo esteve em cartaz no Sesc Copacabana – RJ em Abril e logo após foi apresentado no Salão Nobre do Parque Lage.
No mesmo ano participou da XXIII Bienal de Música Contemporânea cantando as peças “Memórias”de Jocy de Oliveira e Solofonia V de Amaro Borges.
E iniciou turnê pelas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil participando do grupo Líricas Históricas, parte do projeto Sonora Brasil do Sesc Nacional e tendo realizado 43 concertos em diferentes unidades.
Aulas Particulares
- Ministra aulas particulares de canto desde 1996.
- Ministra aulas da Técnica de Alexander desde 2001
- Criou um canal no SoundCloud aonde têm colocado áudios de procedimentos guiados da Técnica de Alexander
Oficinas, cursos e palestras ministradas
- Workshop Introduction to the Alexander Technique – YMCA (Londres/1998).
- Oficina: Técnica de Alexander e a voz para o ator – Faculdade Estácio de Sá (RJ/2001)
- Palestrante do 9º Congresso de Laringologia e Voz – UNI RIO ( 2002)
- Oficina no Sesc Maceió (AL/ Abril de 2005).
- Curso no Festival de Música de Campos do Jordão (SP /julho 2007).
- Oficinas no Espaço Caçamba (SP/2006 e 2007).
- Curso no Festival de Música de Curitiba (PR/Janeiro de 2008).
- Curso no Festival de Música de Tatuí (SP /Fevereiro 2008).
- Curso no Festival de Música de Itajaí (Santa Catarina /Setembro 2008).
- Curso no Festival de Música de Ouro Preto (MG/Julho de 2008).
- Professora convidada da Pós – graduação para Preparador nas Artes Cênicas da Faculdade Angel Vianna (RJ/2009 /2010/2011/2012/2013/2014, 2015 e 2017)
- Professora convidada da Pós – graduação em Corpo, Diferenças e Educação da Faculdade Angel Viana (RJ/2011 e 2016 ).
- Professora no projeto Nós do Morro (2005, 2006, 2014, 2015, 2016,2017 e 2018)
- Professora no projeto Núcleo de Vivência Musical Rua Larga (2015)
- Oficina Doc. Percurso na Uni-Rio (2018)
Trabalho como preparadora nos espetáculos
- 2006 – “Sub-Werther” – Aquela Companhia de Teatro
- 2006 – “Gota D’água” – projeto Nós do Morro
- 2007 – “Dois Cavalheiros de Verona” – projeto Nós do Morro em parceria com Sianed Jones preparadora da London Shakespeare Company (UK).
- 2006 – “Renato Russo” – Preparação de Bruce Gomlevsky.
- 2007 – “HOMEMUSICA” – Preparação de Michel Melamed.
- 2008- “A Comédia de Arlequim e Mirandolina”.
- 2008 – “Fitz Jam”.
- 2010 -“Um Navio no Espaço ou Ana Cristina Cesar” – Preparação de Ana Kutner.
-
2012 – “Performance Excerpts” – Preparação de Rocio Infante.
- 2013 – “Quem tem Medo de Virginia Woolf”.
- 2014 – “Ana, ensaios sobre o Tempo e o Vento”.
- 2014 – “Orfeu da Conceição” – Nós do Morro.
- 2015 – “Re – Sí – Duo ” – Preparação de Rocio Infante.
- 2015 – “A Megera Domada”- Nós do Morro.
- 2017/2018 – “Encontros”- Nós do Morro.
- 2019 - "Eles não usam Black Tie" - Nós do Morro.