O curso tem duração de 2 meses: 2 módulos totalizando 13 aulas.
As aulas acontecem pelo aplicativo Zoom e têm duração de 1 hora cada. O link será enviado aos inscritos e servirá para todas as aulas.
As gravações das aulas ficarão acessíveis aos participantes durante e após o término do curso, para que seja possível rever e refazer as práticas, o que é amplamente encorajado!
As aulas são uma combinação de explicações teóricas com práticas entremeadas por intervalos para perguntas através do chat.
Além das aulas, estará disponível na área do curso:
É um método prático de auto ajuda.
Foi desenvolvida no final do século passado pelo ator australiano Frederick Mathias Alexander (1869-1955).
Promove um processo de reeducação neuro – muscular trabalhando de forma dinâmica a indivisibilidade entre corpo e mente.
A Técnica de Alexander ajuda a minimizar tensão desnecessária e rigidez enquanto fazemos as atividades cotidianas.
Nesse curso, essa ferramenta é direcionada às demandas do home office mas poderá impactar positivamente a qualidade de vida de maneira geral e abrangente.
Para todas as pessoas que buscam bem-estar e satisfação na realização de atividades diárias prevenindo efeitos do estresse sobre o organismo.
Pessoas com alterações posturais, torcicolos frequentes, dores de cabeça, estresse muscular associado a atividades repetitivas, dificuldades respiratórias e vocais, fadiga, dificuldade de concentração, bloqueio criativo e que suspeitam que haja relação do surgimento, e/ou aumento desses problemas com a rotina de trabalho remoto.
Todos os curiosos e interessados em tirar melhor proveito do home office, diminuindo desgaste e aumentando produtividade simultaneamente.
Professora da Técnica de Alexander há 21 anos, formada pelo Alexander Technique Studio (Londres) após mais de 1600 horas de aula nesse curso reconhecido pela STAT – Society of Teachers of the Alexander Technique (associação mundial de professores da Técnica de Alexander).
Além da sua experiência dando aulas individuais desde 2000, facilitou oficinas em festivais de música e trabalhou como professora convidada em diferentes cursos de Pós – graduação na EFAV (RJ).
É integrante da ABTA – Associação Brasileira da Técnica de Alexander – desde 1998.
Durante a pandemia criou o podcast de procedimentos guiados da Técnica de Alexander disponível em todas as plataformas de áudio, além do curso Técnica de Alexander e Voz e Técnica de Alexander no Trabalho Remoto.
Aula 1 – Introdução à Técnica de Alexander
Além de um breve histórico a respeito do surgimento da Técnica de Alexander, serão apresentados princípios que norteiam essa técnica através de explicações teóricas sempre aliadas a experimentos práticos para uma compreensão integrada.
Como trata-se de uma ferramenta para consciência e coordenação global, partimos daí para endereçar as questões específicas relacionadas à sobrecarga psicofísica causada pelo trabalho remoto.
Aula 2 – um método prático de auto ajuda
Nessa aula continuaremos a aprender sobre os princípios que norteiam essa ferramenta e vamos aplicá-los à situações relacionadas ao cotidiano do home office.
Aula 3 – Descanso Construtivo (aprendendo a pausar e se restabelecer durante o dia)
Uma das vantagens de estar trabalhando remotamente é que se torna possível deitar no chão por alguns minutos durante o dia. Esses breves momentos podem fazer uma diferença enorme. Vamos entender porque e aprender a tirar o maior proveito possível dessa valiosa e simples ferramenta.
Aula 4 – Mecanismos de sustentação
A verticalidade do ser humano é altamente instável. Essa realidade é propícia ao movimento constante. O sedentarismo, posições repetitivas e contínuas são, em sua maioria, antinaturais e tendem a causar rigidez, fixação e acentuar sobrecarga de tensão que se acumula e se reverte em dores, desconfortos e até lesões.
Algumas noções de anatomias relacionadas ao nosso esqueleto e mecanismos de sustentação são apresentadas e combinadas a experimentos práticos para que sejam vivenciadas e utilizadas na redução do desgaste gerado por esse dia a dia de horas a fio sentados com pouca movimentação.
Aula 5 – O uso dos olhos (descansando e desfazendo tensão nos olhos e nos músculos do rosto)
Vamos explorar os efeitos do uso das telas nos nossos olhos e como podemos identificar e minimizar o que é prejudicial, não só para os olhos, mas para a nossa organização como um todo.
Aula 6 – Mandíbula, língua e afins
O Masseter – um dos músculos conectados à mandibular – é considerado o músculo mais forte do corpo humano. Algumas mazelas como bruxismo, dores de cabeça, desgaste vocal, têm relação direta com o acúmulo de tensão nessa região. Nessa aula, vamos aprender algumas ferramentas simples para aliviar essa tensão e transformar os padrões relacionados a tal acúmulo.
Nessa semana não haverá aula.
Serão encaminhados alguns materiais para leitura. Essa pausa faz parte da estratégia pedagógica para melhor assimilação dos conteúdos e abertura de espaço para novas aprendizagens.
Aqui também são disponibilizados 3 áudios de procedimentos guiados da Técnica de Alexander. Os alunos são encorajados a utilizarem e repetirem os áudios durante essa semana e sempre que desejarem, para que os conteúdos possam ser incorporados e utilizados no dia a dia com mais facilidade.
Também é recomendável que as aulas que ficam disponíveis na plataforma sejam vistas novamente.
Abaixo a lista dos Áudios disponibilizados nessa semana
1: Descanso Construtivo 1 (semi-supina introdutória)
Nesse episódio a condução da prática do descanso construtivo é feita de forma bem detalhada.
2 – Ideias para explorar como me uso quando uso…
Nesse episódio a Técnica de Alexander é aplicada no lido com computadores, celulares e telas em geral.
3 – Descanso Construtivo 3 (semi-supina sonífera e sonora)
Em mais essa versão do descanso construtivo nos aventuramos a emitir som. Essa prática também pode ser feita antes de dormir com o intuito de melhorar a qualidade do sono.
Aula 7 – Respiração e Voz (Resgatando a tridimensionalidade num mundo bidimensional)
O ar e o som circulam nos espaços que existem graças a nossa tridimensionalidade. Há uma percepção de que o lido com a tela nos joga em uma pseudo-realidade bidimensional. Sendo assim, o resgate da fluidez respiratória e vocal passa pelo resgate dos nossos espaços internos.
Aula 8 – Continuando a resgatar a tridimensionalidade
Essa aula será composta de várias práticas focadas nesse tema, visto que ele parece ser um dos maiores desafios do lido intenso com as telas, interferindo na organização postural, uso dos olhos, voz, respiração e contaminando os momentos fora dessa rotina tb.
Aula 9 – Anatomia e uso dos braços (atualizando o mapeamento cerebral)
Vamos utilizar imagens e noções de anatomia do movimento como ferramenta para o restabelecimento do bom funcionamento dos membros superiores e desconstrução de hábitos nocivos que possam estar causando dores, tensões e mal funcionamento, geralmente conectados às demandas do uso de mouse e/ou teclados.
Aula 10 – Continuação do mapeamento cerebral de membros superiores para prevenção de lesão e diminuição de sobrecarga.
Essa aula é uma continuação da anterior, seguimos com o mapeamento cerebral dessa vez focado no antebraço e mãos .
Em seguida, serão propostas algumas práticas, já utilizando nossos equipamentos, aplicando o conhecimento e as ferramentas apresentadas.
Aula 11 – Reaprendendo a sentar
Nessa aula vamos explorar a posição sentada já que é como a maioria de nós fica durante a rotina de trabalho, para entendermos como podemos nos ajudar a torná-la mais confortável e gerar menos desgaste e sobrecarga em alguns pontos que culminam em dores e até patologias.
Aula 12 – Equilíbrio x posição (algumas noções de ergonomia)
Além de conhecermos nossa própria estrutura e como nossos pesos se equilibram, podemos levar esse entendimento ao nosso local de trabalho tentando adaptá-lo ao máximo à nossa natureza. Vamos brincar com a arquitetura do nosso próprio corpo e sua relação com nossas mesas, cadeiras, computadores etc.
Aula 13 – Revisão, esclarecimentos e finalização
Essa será uma aula dedicada exclusivamente a esclarecimento de dúvidas, compartilhar de experiências e à revisão de alguns assuntos e/ou práticas que precisem ser revistas.
Nesta semana serão liberados outros materiais de apoio, como os 3 áudios abaixo.
Serão emitidos os certificados de participação.
É recomendado que os participantes revejam algumas aulas desse módulo 2 durante essa semana para auxiliar a fixação do conhecimento e sua utilização no dia a dia.
Os 3 áudios de procedimentos guiados da Técnica de Alexander disponibilizados nesta semana são:
4 – Entrando em movimento sem sair de si
Nesse episódio vamos experimentar aplicar a Técnica de Alexander a estar em pé e caminhar.
5 -Descanso Construtivo 2 (semi-supina lúdica)
Essa é uma variação da condução do descanso construtivo, para que além dos benefícios da prática, possamos perceber que ela pode ser feita de forma criativa.
6: O desejar, o sentir e o fazer
Nesse episódio são apresentadas as diferentes possibilidades de uso do pensamento, da propriocepção e da ação propostas pela Técnica de Alexander
Lembrando que estarei sempre disponível para esclarecer dúvidas e fornecer mais informações pelo email contato@gabrielageluda.com.br
e pelas redes sociais e site, por onde estarei divulgando novos conteúdos e novos cursos.
Bom curso!
Bons experimentos!