LOCAL

Online pela Zoom

ENDEREÇO: através de link encaminhado aos participantes
DATA: 9/8 à 27/9 de 2021
HORÁRIO: segundas e quartas 8:00 am
   

SOBRE O CURSO

O objetivo desse curso é oferecer ferramentas que ajudem a prevenir e/ou minimizar malefícios relacionados à intensa rotina de trabalho remoto.

Os princípios da Técnica de Alexander são aplicados à questões recorrentes no home office. Através de explicações verbais, imagens e experimentações práticas, é possível compreender, vivenciar os aprendizados e usufruir dos benefícios ao levá-los para o dia a dia.

O curso tem duração de 2 meses: 2 módulos totalizando 13 aulas que ocorrem entre os dias 9/8 e 27/9 de 2021.

As aulas acontecem pela plataforma Zoom, duram 1 hora e ficam disponíveis aos participantes para que possam ser vistas e revistas à vontade.

O valor pelo curso completo é 349,00 podendo ser parcelado em duas vezes

Depoimentos de participantes:

“Trouxe excelentes dicas para a minha vida agora, em especial para lidar com o corpo diante da necessidade de estar mais no formato on line”

 “Compartilho que depois da técnica de relaxamento que Gabriela ensinou… Depois de praticar isso por várias vezes ao dia sempre nos meus pequenos intervalos, eu que sou uma doente crônica da coluna, tenho sentido uma melhora de nível 80%, isso é fascinante para mim. “

 “Gabriela tem linguagem de fácil assimilação e tem um ótimo direcionamento, segue numa linha de raciocínio muito equilibrada fazendo com que o conteúdo explicado seja de fácil compreensão. Gratidão!!!”

Descrição

Segundo Frederick Mathias Alexander, os avanços da nossa civilização vão ocorrendo de forma tão acelerada, que não temos tempo de nos adaptarmos organicamente à essas mudanças. Ele atribui inúmeras mazelas a esse descompasso. Dentre elas podemos citar: dores nas costas, lesões por esforço repetitivo (L.E.R), dores de cabeça, problemas de visão, problemas vocais, falta de concentração, fadiga, stress, problemas respiratórios, bruxismo, etc…

Com a pandemia, muitos de nós fomos arremessados ao trabalho remoto, o que possibilitou muitas conquistas e principalmente a sobrevivência. Mas, essa mudança se deu de forma bastante radical e abrupta para a grande maioria. De repente, estamos passando horas e horas olhando para telas, em posições estáticas, geralmente sentados, falando bem mais do que de costume e adaptando escuta, voz e tempo de interação com os outros às ferramentas virtuais. O home office também exigiu mudanças no espaço da casa, nos horários de trabalho, na administração de outros afazeres que às vezes se entrelaçam e sobrepõem, novas relações com disciplina, limites, tempo, foco, atenção…

Recentemente foi divulgado o aumento substancial de trabalhadores diagnosticados com síndrome de burn out associada ao trabalho remoto.

Esse curso pode ser um investimento na prevenção dessa e tantas outras mazelas. Foi pensado para ajudar no processamento, adaptação e lido com essa realidade para que possamos aproveitar mais suas vantagens e sofrer menos com seus desafios.

A Técnica de Alexander atua no resgate do equilíbrio e liberdade psicofísica, minimizando tensão desnecessária enquanto fazemos as nossas atividades cotidianas. Nesse curso, essa ferramenta é direcionada à questões relacionadas ao home office mas poderá impactar positivamente a qualidade de vida de maneira geral e abrangente.

Metodologia

As aulas são uma combinação de explicações teóricas com práticas entremeadas por intervalos para perguntas através do chat.

As gravações das aulas ficam acessíveis aos participantes durante e após o término do curso para que seja possível rever e refazer as práticas, o que é amplamente encorajado.

Ha também um material de apoio em formato de podcast disponível nas principais plataformas de áudio com procedimentos guiados da Técnica de Alexander.

Dentre possíveis interessados estão todos aqueles que estão lidando com a rotina de horas na frente de seus computadores e /ou outras telas, que percebem efeitos como os descritos a cima e todas as pessoas que sentem curiosidade ou alguma atração à possibilidade de ampliar a consciência de si durante as atividades do dia a dia

Assuntos abordados

Introdução à Técnica de Alexander

Além de um breve histórico a respeito do surgimento da Técnica de Alexander, serão apresentados princípios que norteiam essa técnica através de explicações teóricas sempre aliadas a experimentos práticos para uma compreensão integrada.

Como trata-se de uma ferramenta para consciência e coordenação global, partimos daí para endereçar as questões específicas relacionadas à sobrecarga psicofísica causada pelo trabalho remoto.

Descanso Construtivo (aprendendo a pausar e se restabelecer durante o dia)

Uma das vantagens de estar trabalhando remotamente é que se torna possível  deitar  no chão por alguns minutos durante o dia.  Esses breves momentos podem fazer uma diferença enorme.  Vamos entender porque e aprender a tirar o maior proveito possível dessa valiosa e simples ferramenta.

O uso dos olhos(descansando e desfazendo tensão nos olhos e nos músculos do rosto)

Vamos explorar os efeitos do uso das telas nos nossos olhos e como podemos identificar e minimizar o que é prejudicial, não só para os olhos, mas para a nossa organização como um todo.

Respiração e Voz (resgatando a tridimensionalidade num mundo bidimensional)

 O ar e o som circulam nos espaços que existem graças a nossa tridimensionalidade.  Há uma percepção de que o lido com a tela nos joga em uma pseudo-realidade bidimensional.  Sendo assim, o resgate da fluidez respiratória e vocal passa pelo resgate dos nossos espaços internos.  

 Anatomia e uso dos braços/mãos (atualizando o mapeamento cerebral)

 Vamos utilizar imagens e noções de anatomia do movimento como ferramenta para o restabelecimento do bom funcionamento dos membros superiores e desconstrução de hábitos nocivos que possam estar causando dores, tensões e mal funcionamento, geralmente conectados às demandas do uso de mouse e/ou teclados.

Equilíbrio x posição (reaprendendo a sentar e algumas noções de ergonomia)

 A verticalidade do ser humano é  altamente instável.  Essa realidade é propícia ao movimento constante.  O sedentarismo, posições repetitivas e contínuas são, em sua maioria, antinaturais para nós e tendem a causar rigidez, fixação e acentuar sobrecarga de tensão que se acumula e se reverte em dores, desconfortos e até lesões.  

Além de conhecermos nossa própria estrutura e como nossos pesos se equilibram, podemos levar esse entendimento ao nosso local de trabalho tentando adaptá-lo ao máximo à nossa natureza.  Vamos brincar com a arquitetura do nosso próprio corpo e sua relação com nossas mesas, cadeiras, computadores etc. 

Abaixo o link dos áudios de procedimentos guiados da Técnica de Alexander disponíveis gratuitamente no SoundCloud. Experimente!

https://soundcloud.com/user-768129399

Preencha o formulário abaixo  para se inscrever

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no google
Google+