LOCAL

Online pela plataforma Zoom

DATA: de 3 de Maio a 14 de Junho de 2021
HORÁRIO: segundas-feiras às 17:00

SOBRE O CURSO

Segundo Frederick Mathias Alexander, os avanços da nossa civilização vão ocorrendo de forma tão acelerada, que não temos tempo de nos adaptarmos organicamente à essas mudanças. Ele atribui inúmeras mazelas a esse descompasso. Dentre elas podemos incluir: dores nas costas, tendinites, dores de cabeça, problemas de visão, problemas vocais, falta de concentração, fadiga, problemas posturais, stress, problemas respiratórios, bruxismo, etc…

Com a pandemia, muitos de nós fomos arremessados ao trabalho remoto, o que possibilitou muitas conquistas e principalmente a sobrevivência. Mas, essa mudança se deu de forma bastante radical e violenta para a grande maioria. De repente nos vimos passando horas e horas olhando para telas, em posições estáticas, geralmente sentados, falando bem mais do que de costume e adaptando nossa escuta, nossa voz e nossos tempos de interação com o outro às ferramentas virtuais.

Esse curso foi pensado para nos ajudar a digerir, processar, reencontrar o compasso do nosso funcionamento e minimizar a sobrecarga dessa nova rotina. A Técnica de Alexander é uma ferramenta poderosa no sentido de resgatar nosso equilíbrio e liberdade psicofísica, minimizando tensão desnecessária enquanto fazemos as nossas atividades.

Não é necessário que o participante tenha nenhuma experiência prévia com a Técnica de Alexander. As aulas serão uma combinação de explicações teóricas com experimentações práticas.

Dentre os assuntos abordados estarão:

  • Introdução à Técnica de Alexander
  • Descanso Construtivo (fazendo as pazes com a gravidade)
  • O uso dos olhos
  • Anatomia e uso dos braços/mãos (atualizando o mapeamento cerebral)
  • Respiração e Voz (Resgatando a tridimensionalidade)
  • Equilíbrio x posição ( algumas noções de ergonomia)

As aulas acontecerão semanalmente.

Serão 7 aulas , cada uma com 1 hora de duração.

Investimento pelo curso completo é de 290,00.

As aulas serão gravadas pela plataforma zoom e os alunos receberão as gravações para que possam assistir e refazer as práticas quantas vezes desejarem.

Dentre possíveis interessados estão todos aqueles que estão lidando com a rotina de horas na frente de seus computadores e ou outras telas, que percebem efeitos como os descritos a cima e/ ou todas as pessoas que sentem curiosidade ou alguma atração à possibilidade de ampliar a consciência de si durante as atividades do dia a dia.

Aulas

Aula 1 – Introdução à Técnica de Alexander

Além de um breve histórico a respeito do surgimento da Técnica de Alexander, serão apresentados princípios que norteiam essa técnica através de explicações teóricas sempre aliadas a experimentos práticos para uma compreensão integrada.

Como trata-se de uma ferramenta para consciência e coordenação global, partimos daí para endereçar as questões específicas relacionadas à sobrecarga psicofísica causada pelo trabalho remoto.

Aula 2- Descanso Construtivo (fazendo as pazes com a gravidade)

Uma das vantagens de estar trabalhando remotamente é que se torna possível  deitar  no chão por alguns minutos durante o dia.  Esses breves momentos podem fazer uma diferença enorme.  Nessa aula vamos entender porque e aprender a tirar o maior proveito possível dessa valiosa e simples ferramenta.

Aula 3 – O uso dos olhos

Nessa aula vamos explorar os efeitos do uso das telas nos nossos olhos e como podemos identificar e minimizar o que é prejudicial, não só para os olhos, mas para a nossa organização como um todo.

Aula 4 e 5 – Anatomia e uso dos braços/mãos (atualizando o mapeamento cerebral)

Vamos utilizar imagens e noções de anatomia do movimento como ferramenta para o restabelecimento do bom funcionamento dos membros superiores e desconstrução de hábitos nocivos que possam estar causando dores, tensões e mal funcionamento.

Aula 6 –  Respiração e Voz ( Resgatando a tridimensionalidade)

 O ar e o som circulam nos espaços que existem graças a nossa tridimensionalidade.  Há uma percepção de que o lido com a tela nos joga em uma pseudo realidade bidimensional.  Sendo assim, o resgate da fluidez respiratória e vocal passa pelo resgate dos nossos espaços internos.   Esse  será esse o tema dessa aula.

 Aula 7 –  Equilíbrio x posição ( algumas noções de ergonomia)

 A verticalidade do ser humano é  altamente instável.  Essa realidade é propícia ao movimento constante.  O sedentarismo, posições repetitivas e contínuas são, em sua maioria, anti-naturais para nós e tendem a causar rigidez, fixação e acentuar sobrecargas de tensão que se acumulam e se revertem em dores, desconfortos e até lesões.  

Além de conhecermos nossa própria estrutura e como nossos pesos se equilibram, podemos levar esse entendimento ao nosso local de trabalho tentando adaptá-lo ao máximo à nossa natureza.  Nessa aula vamos brincar com a arquitetura do nosso próprio corpo e sua relação com nossas mesas, cadeiras, computadores etc…  

 

 

Todos os alunos de todos os módulos são incentivados a utilizarem os áudios de procedimentos práticos da Técnica de Alexander que se encontram disponíveis no SoundCloud

https://soundcloud.com/user-768129399

Preencha o formulário abaixo  para saber sobre as novas turmas do curso 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no google
Google+